Fiação

Até 11 de janeiro, Rio Branco deve ter mutirão para retirada de fios e cabos

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Alex Caceres (Prefeitura/Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira, foi definido que até o fim deste mês, as empresas realizarão uma vistoria prévia nas redes de fios e em 11 de janeiro, haverá um mutirão para a retirada dos cabos em desuso e ajustes nos cabos ativos na Avenida Rio Branco. A decisão foi tomada em reunião com a prefeitura de Santa Maria, com a concessionária de energia RGE e representantes de 20 empresas alojadas no Centro. A avenida histórica deve ser o primeiro local e, no futuro, a ideia é replicar a "limpeza" de cabos em outros locais da cidade.

A fiação dos postes da cidade é um problema que gera incômodo há muito tempo. O vice-prefeito, Rodrigo Decimo (PSL), presente na reunião, relatou em entrevista à CDN Entrevista desta segunda-feira que concluiu a reunião de hoje de forma otimista e com sensação de ganho para com a população.

VÍDEO: revezamento de alunos é necessário para que escolas garantam distanciamento

O vice-prefeito ressalta que a fiação, no momento, tem um número muito significativo de cabos que não estão alinhados, formando um emaranhado muito acentuado, que pode facilmente enganchar em veículos altos e caminhões que por lá passam, causando transtornos ou acidentes mais graves, além da poluição visual. 

- Com essa reunião que tivemos hoje, a intenção é justamente tentar construir uma solução conjunta para que todos pudessem ter dessa ação um ganho no sentido de que o excesso de fios acaba em algumas medidas prejudicando empresas compartilhantes - comenta o vice-prefeito.

Três ruas da Vila Maringá devem receber pavimentação

Até o dia 30 de novembro, deverá ser feita uma verificação prévia da primeira região concentrada. Esse passo será dado na região da Rio Branco entre a Rua Venâncio Aires e a Estação da Gare, analisando a situação com relação às árvores e ao trânsito.

 A preocupação também se instala por conta da vinda das novas tecnologias. Segundo Decimo, a partir disso, houve a necessidade da colocação de novos cabos atendendo às novas exigências da questão da internet, aumentando ainda mais a presença de cabos ao longo da avenida: 

- Na semana passada, tivemos o leilão do 5G, e daqui alguns anos vamos ter na nossa cidade essa tecnologia que vai exigir algum investimento em antenas. Isso porque estamos ouvindo que essas antenas precisam estar próximas devido a frequência da onda, então começamos desde agora trabalhar para atender - afirma.

A menos de um mês do Júri da Kiss, ex-prefeito Cezar Schirmer silencia

Como representantes da RGE Sul, também participaram o coordenador de operações de campo, Cleber Cristiel Cezar, e o coordenador de obras, Anderson Machado. Pela prefeitura, estiveram presentes o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene, o superintendente da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos, e o coordenador da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jairo Rodrigues.

Ao todo, cerca de 30 pessoas participaram da reunião. A maioria das empresas compartilhantes convidadas atua nas áreas de internet e telefonia ou são de outros ramos mas possuem estabelecimentos na Avenida Rio Branco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novembro supera outubro e já registra três mortes por Covid-19 Anterior

Novembro supera outubro e já registra três mortes por Covid-19

Próximo

Três ruas da Vila Maringá devem receber pavimentação

Geral