data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Alex Caceres (Prefeitura/Divulgação)
Na manhã desta segunda-feira, foi definido que até o fim deste mês, as empresas realizarão uma vistoria prévia nas redes de fios e em 11 de janeiro, haverá um mutirão para a retirada dos cabos em desuso e ajustes nos cabos ativos na Avenida Rio Branco. A decisão foi tomada em reunião com a prefeitura de Santa Maria, com a concessionária de energia RGE e representantes de 20 empresas alojadas no Centro. A avenida histórica deve ser o primeiro local e, no futuro, a ideia é replicar a "limpeza" de cabos em outros locais da cidade.
A fiação dos postes da cidade é um problema que gera incômodo há muito tempo. O vice-prefeito, Rodrigo Decimo (PSL), presente na reunião, relatou em entrevista à CDN Entrevista desta segunda-feira que concluiu a reunião de hoje de forma otimista e com sensação de ganho para com a população.
VÍDEO: revezamento de alunos é necessário para que escolas garantam distanciamento
O vice-prefeito ressalta que a fiação, no momento, tem um número muito significativo de cabos que não estão alinhados, formando um emaranhado muito acentuado, que pode facilmente enganchar em veículos altos e caminhões que por lá passam, causando transtornos ou acidentes mais graves, além da poluição visual.
- Com essa reunião que tivemos hoje, a intenção é justamente tentar construir uma solução conjunta para que todos pudessem ter dessa ação um ganho no sentido de que o excesso de fios acaba em algumas medidas prejudicando empresas compartilhantes - comenta o vice-prefeito.
Três ruas da Vila Maringá devem receber pavimentação
Até o dia 30 de novembro, deverá ser feita uma verificação prévia da primeira região concentrada. Esse passo será dado na região da Rio Branco entre a Rua Venâncio Aires e a Estação da Gare, analisando a situação com relação às árvores e ao trânsito.
A preocupação também se instala por conta da vinda das novas tecnologias. Segundo Decimo, a partir disso, houve a necessidade da colocação de novos cabos atendendo às novas exigências da questão da internet, aumentando ainda mais a presença de cabos ao longo da avenida:
- Na semana passada, tivemos o leilão do 5G, e daqui alguns anos vamos ter na nossa cidade essa tecnologia que vai exigir algum investimento em antenas. Isso porque estamos ouvindo que essas antenas precisam estar próximas devido a frequência da onda, então começamos desde agora trabalhar para atender - afirma.
A menos de um mês do Júri da Kiss, ex-prefeito Cezar Schirmer silencia
Como representantes da RGE Sul, também participaram o coordenador de operações de campo, Cleber Cristiel Cezar, e o coordenador de obras, Anderson Machado. Pela prefeitura, estiveram presentes o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene, o superintendente da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos, e o coordenador da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jairo Rodrigues.
Ao todo, cerca de 30 pessoas participaram da reunião. A maioria das empresas compartilhantes convidadas atua nas áreas de internet e telefonia ou são de outros ramos mas possuem estabelecimentos na Avenida Rio Branco.